• Inicial >
  • As 5 obras de arte mais famosas das ruas de Chicago
  • | Voltar

As 5 obras de arte mais famosas das ruas de Chicago

Obras de arte é o que não faltam em Chicago e é por isso que a gente não poupa elogios para a cidade quando o assunto é esse. Com razão, é claro, já que a Windy City se destaca pelas obras a céu aberto que apresentam exuberantes traços arquitetônicos, interessantes monumentos tradicionais e modernos elementos.

A gente já falou por aqui que a cidade abriga alguns dos maiores museus de arte da América do Norte, como o caso do Art Institute of Chicago, que a gente apresentou neste post aqui:

Art Institute of Chicago: uma das galerias de arte mais cobiçadas do mundo

 

Mas nesse post a gente vai falar sobre as obras de arte disponíveis nas ruas da Windy City. Obras que enchem os olhos e merecem muitos clicks! 😉

 

As 5 obras de arte mais famosas das ruas de Chicago

1. Escultura de Picasso

 

obras de arte
A obra de Pablo Picasso nunca foi batizada e, por isso, muitas são as interpretações quanto a seu significado

 

A primeira obra de arte que citamos também é o primeiro grande monumento do centro de Chicago, inaugurado em 1967 e projetado por ninguém menos que Pablo Picasso.

A escultura está localizada na Daley Plaza (a praça da Prefeitura), foi construída em aço, tem 15 metros de altura e pesa 147 toneladas. Desde sua inauguração passou a ser um marco da cidade.

Pablo Picasso nunca nomeou seu monumento, o que abre margens para interpretações diversas quanto a seu real significado. Muitos dizem que a escultura lembra um babuíno, outros dizem que aparentemente é um inseto, mas ainda há outras teorias, uma que diz que o artista quis retratar seu cão, um Galgo Afegão, e outra que cita uma namorada francesa do artista como real fonte de inspiração da obra.

O mistério nunca foi revelado, mas a obra de arte, majestosa e imponente, não abre margens para que se enobreça os dons do artista, que abriu mão do pagamento da sua obra e a citou como um presente aos cidadãos de Chicago – e do mundo. 🙂

 

2. Flamingo, de Alexander Calders

 

obras de arte_flamingo
A cor vermelha vibrante chama tanta atenção nessa obra que foi batizada com o sobrenome do artista

 

Ainda próxima a escultura de Picasso, na área central da cidade – o Loop -, Flamingo é uma escultura imponente e delicada, criada pelo americano Alexander Calders.

Ela foi inaugurada em 1974 e fica localizada na Federal Plaza. Possui 16 metros de altura e 50 toneladas em aço, numa cor vibrante que contrasta com os edifícios ao seu redor. A cor foi tão valorizada nesta obra que o sobrenome do artista foi usado para batizar este tom de “Calder Red”.

Trata-se de uma arte abstrata, que valoriza o as correntes de ar, e que em pouco tempo se tornou um cartão postal bastante conhecido da cidade.

 

3. Millennium Park 

Um parque pode ser considerado uma obra de arte?
No caso do Millennium Park, sem dúvida!

O Millennium Park é todo planejado para oferecer experiências únicas em termos de arte. São esculturas, fontes, auditórios, bustos… tudo que plasticamente te provoca e causa inspiração. 🙂

O parque é super moderno, foi inaugurado em 2004 e faz parte do Grant Park.
Aqui tem um post inteirinho sobre ele – porque ele merece! 😉

Por que o Millenium Park Chicago é a febre dos turistas

Voltando a suas obras de arte, você não pode deixar de dar atenção pras mais tradicionais delas:

> The Cloud Gate ou The Bean – Um dos cartões postais mais conhecidos de Chicago, “O Feijão” é famoso por refletir de forma moderna a arquitetura da cidade. É uma escultura de tirar o fôlego, com cerca de 20 metros de largura e 10 metros de altura

 

obras de arte
Quem vai a Chicago precisa conhecer “O Feijão” – um dos mais tradicionais Cartões Postais da cidade

 

> Crown Fountain – Trata-se de duas torres, uma posicionada de frente ara outra, que na verdade são fontes de água. Cada torre tem a projeção de diferentes rostos de diferentes cidadãos de Chicago. A água jorra por cima das torres ou ainda pela boca das pessoas que tem seus rostos apresentados.

 

obras de arte
Verdadeiros cidadãos de Chicago estampam seus rostos nessa obra de arte moderna e refrescante

 

> BP Pedestrian Bridge – Mas como pode classificarmos uma passarela como uma obra de arte? Conheça a BP Pedestrian Bridge and you’ll see. Trata-se de uma passarela que conecta o Millennium Park ao Maggie Daley Park (inaugurado em 2014). Ela foi projetada pelo mesmo arquiteto do Jay Pritzker Pavilion (que você conhecerá logo abaixo) e é toda feita de aço inoxidável, em formato de uma serpente.

 

obras de arte
Arte por todos os lados: a vista ao utilizar a passarela entre os dois parques é linda

 

> Jay Pritzker Pavilion – É uma concha acústica em meio ao Millennium Park, com design moderno e instigante. O espaço é utilizado para apresentações artísticas das mais variadas e ele próprio é uma arte só!

> Nichols Bridgeway – Mais uma passarela que merece a sua atenção! Esta não é ela propriamente dita a obra de arte, mas sim a vista que ela te permite ter de todo o parque. Sem dúvida ao visitar o Millennium Park você deve subir esta passarela – que conecta o parque ao Art Institute of Chicago – e preparar-se para lindas fotos. 😉

 

 

4. Monument with Standing Beast

 

obras de arte
A obra de arte inaugurada em 1984 é rodeada de prédios com arquitetura imponente e moderna

 

Escultura criada por Jean Dubuffet, também alocada no Loop de Chicago. Trata-se de uma obra de fibra de vidro branca de 8,8 metros de altura, inaugurada em 1984.

A criação de Dubuffet foi feita para representar um animal de pé, uma árvore, um portal e um formato arquitetônico.

Curiosidade: o monumento é conhecido pelos locais como “Snoopy in a blender” – Snoopy no liquidificador – and I don’t know why! 😛

 

5. Mural de Muddy Waters, de Eduardo Kobra

 

obras de arte
O Brasil deixa sua marca em lindas cores no centro de Chicago, com a obra de Eduardo Kobra

 

Pra finalizar com grande estilo a nossa lista das 5 obras de arte mais famosas de Chicago, apresentamos o mural de Muddy Waters – grande ícone do Blues -, pintado por ninguém menos que o brasileiro Eduardo Kobra.

O artista revela em seu site que “a repercussão deste trabalho fez com que ele passasse a considerar esse, uma de suas mais importantes obras.” Kobra ainda revela que o painel abordou temas importantes como racismo, preconceito e desigualdade social.

O mural está localizado na área do Loop, na 17 North State Street e é impossível não percebê-lo ao passar por esta importante rua da cidade. O painel possui nove andar e está pintado no lado norte do prédio conhecido como Stevens Building.

 

 

Onde encontrar

Se você não quer perder nenhuma dessas belas a céu aberto, a gente te ajuda!

Todas as obras de arte estão localizadas na área do Loop, então, em uma boa caminhada você consegue conhecer todas elas. 😉

Veja abaixo e CLIQUE AQUI para abrir a lista no maps.

 

Obras de arte
As 5 obras de arte mais famosas das ruas de Chicago localizam-se no Loop

_____

Que tal incluir esses cinco pontos para visitação na sua viagem a Chicago.

Quem ama arte não pode perder!

Sobre o site

Vou pra Chicago

Políticas Editoriais

Editoriais

Publicidade

Anuncie aqui

Vou pra Chicago

voupra@chicago.com.br

© Vou pra Chicago 2016. Todos os direitos reservados.