• Inicial >
  • Brownie: uma das delícias de Chicago
  • | Voltar

Brownie: uma das delícias de Chicago

Uma das partes mais interessantes de viajar é experimentar a gastronomia típica ou original do lugar que estamos conhecendo. Por isso, quem vai para Chicago tem que provar o brownie local.

Mas não se trata de qualquer um, é O Brownie (isso mesmo, com iniciais maiúsculas!). Reverência merecida, pois foi lá em Chicago que o doce foi criado e até hoje é preparado com a mesma receita de 1893.

Esse bolinho assado, super apreciado pelos americanos, tem muita história pra contar. Aliás, sua origem até tem outras versões na Internet. Vamos resumir aqui a nossa preferida.

5 coisas que você precisa saber sobre a origem do brownie:

 

1. O brownie foi inventado em Chicago para a Columbian Exposition.

2. Quem criou o bolo foi a senhora Bertha Palmer, esposa do dono do Palmer House, um clássico hotel de Chicago, que pediu ao chef uma sobremesa especial para o evento.

3. Essa feira, organizada para celebrar o 400º aniversário da chegada de Cristóvão Colombo na América, também serviu para mostrar ao mundo que Chicago havia conseguido se reerguer após um grande incêndio que dizimou a cidade em 1871.

4. O hotel onde foi criada a receita havia sido inaugurado 17 dias antes do tal incêndio.  O empresário, Sr. Palmer, com o empurrãozinho da esposa, conseguiu um novo financiamento de banco para reconstruir o prédio. Durante um bom tempo, conta-se que esse foi o maior empréstimo concedido por um banco americano para pessoa física. A história é longa e linda, tanto que até vale um post exclusivo – fique ligado que logo você conhece essa história aqui!

 

brownie_palmer house
O Hilton Palmer House é um hotel cheio de história e beleza. Você pode fazer um Tour Virtual pelo site e conhecer suas formas e cores que encantam / Imagem: www.palmerhousehiltonhotel.com/

 

5. Atualmente, o hotel é administrado pela rede Hilton e segue vendendo os brownies produzidos com a receita original. É uma delícia de ver e de degustar! 🙂

 

Conhece a receita original do brownie? Confere aí:

 

Ingredientes:

Para o brownie:

450 g de chocolate meio amargo;

450 g de manteiga;

3 copos e meio de açúcar;

2 xícaras de farinha de trigo;

1 colher de sopa de fermento;

4 ovos;

450 gramas de nozes trituradas.

 

Para a calda:

½ copo de água;

½ colher de chá de gelatina sem sabor;

2 colheres de sopa de geleia de damasco.

 

Modo de preparo:

Para o brownie: derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Misture os ingredientes secos em uma tigela, exceto as nozes. Misture o chocolate com os ingredientes secos por cerca de 5 minutos. Adicione os ovos. Despeje em uma assadeira de 30 cm x 24 cm. Polvilhe as nozes e pressione-as ligeiramente com as mãos para que entrem na massa. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 30 a 40 minutos. Você saberá que o brownie está pronto quando as bordas começarem a ficar crocantes e o bolo crescer cerca de ¼ de tamanho. Mesmo pronto, o brownie vai parecer pegajoso no meio (caso coloque um palito para checar se está cozido). Isso se dá por conta dos ingredientes da mistura. Depois de retirar do forno, deixe esfriar por cerca de 30 minutos antes de espalhar uma leve camada de calda de damasco com um pincel culinário.

 

Para a calda: misture bem água, gelatina sem sabor e a geleia de damasco em uma panela e deixe ferver por dois minutos.

 

noteDica: É mais fácil cortar o brownie em quadrados se ele for colocado no congelador por cerca de 3 a 4 horas após colocar a calda de damasco.

 

brownie_receita
Que tal botar a mão na massa e reproduzir essa delícia?

 

Fonte utilizada na receita: O Globo

 

_____

 

Hummm… É de dar água na boca, né? Então, quando estiver em Chicago, não deixe de dar uma passadinha no Hilton Palmer House e saborear essa delícia americana!

No site do Hotel você já tem uma ideia das especiarias que você encontra por lá, inclusive a receita do famosos Brownie.  Veja aqui! 😉

Sobre o site

Vou pra Chicago

Políticas Editoriais

Editoriais

Publicidade

Anuncie aqui

Vou pra Chicago

voupra@chicago.com.br

© Vou pra Chicago 2016. Todos os direitos reservados.