Temperatura em Chicago

Saber a temperatura em Chicago pode ser uma das informações mais importantes para que você aproveite bem a viagem. Aliás, ter uma noção do clima é algo super útil para qualquer viagem, ainda mais se for para o exterior, né?

 

Em geral, a temperatura em Chicago varia de 30°C (graus Celsius) no verão a congelantes -20°C no inverno. Lá, as quatro estações do ano são bem definidas. Claro que, para fazer turismo, o indicado é fugir do inverno, para curtir os parques e outros passeios ao ar livre. Mas pra quem gosta de frio e neve, o fim de ano também pode ser interessante.

 

Só não esqueça que o planeta inteiro passa por loucas mudanças climáticas… E a temperatura em Chicago não escapa disso! Então, sempre vale a pena consultar a previsão do tempo com antecedência e é claro, estar com um plano extra em mãos: um casaco ou uma manguinha curta na bolsa. 😉

Estações e temperatura em Chicago

 

Primavera (março, abril e maio) 

A cidade fica pra lá de charmosa com seus canteiros principais floridos com diferentes espécies. As que mais chamam atenção são as tulipas, num espetáculo à parte. Inclua na sua viagem uma visita ao jardim botânico que, sem exageros, é lindo de morrer!

 

temperatura em Chicago
As tulipas na Michigan Ave são uma exuberância

 

temperatura em Chicago
Jardim Botânico: lindo e com entrada gratuita

 

Verão (junho, julho e agosto)

É uma das melhores épocas do ano para os chicagoans. A temperatura pode chegar a 40°C. Parques e lugares com mesas nas calçadas ficam lotados. A praia também é muito popular no verão. É uma praia de água doce que se mistura com os skylines do centro da cidade. Nesta época Chicago fica cheia e animada demais!!! Há muitas opções de shows de música e teatro. Você não pode deixar de fazer um passeio de barco, no lake ou no river.

 

temperatura em Chicago
A beira do Lake Michigan é cheia de vida no verão

 

temperatura em Chicago
E o passeio de barco é imperdível em qualquer época do ano – se é que você vai aguentar no inverno

 

Outono (setembro, outubro e novembro)

A paisagem fica linda, porque as árvores dão outro tom à cidade, colorindo as ruas com um tapete laranja e vermelho de folhas que começam a cair. Eles seguem a tradição do Halloween e decoram tudo com abóboras. É a festa da estação.

temperatura em Chicago
A queda das folhas deixa Chicago charmosa no outono/ Foto: exhibitcitynews.com

 

Inverno (dezembro, janeiro e fevereiro)

O inverno de Chicago costuma ser rigoroso, com muuuito frio e vento. Pode acontecer de cair bastante neve. Mas o último inverno, por exemplo, não foi tão rigoroso assim… Ficam como sugestão: passar um Natal bem original com neve e adoráveis papais noéis, curtir a Michigan Ave toda iluminada com luzinhas natalinas, ver os fogos de artifício da Navy Pier na virada do ano e patinar no gelo na bela pista do Millenium Park!

 

temperatura em Chicago
A pista de patinação no gelo no Maggie Daley Park é a mais longa de todos os Estados Unidos / Foto: stantec.com

As escalas Celsius e Fahrenheit

No Brasil, a gente costuma medir a temperatura em graus Celsius. Só que nos Estados Unidos, os americanos usam graus Fahrenheit. Se você era ninja nas aulas de Física do Ensino Médio, vai tirar de letra. Mas se não era, vamos te ajudar com a conversão. Basta digitar no Google “conversão Celsius em Fahrenheit” que dá pra saber qualquer temperatura em ambas as escalas.

 

Aqui vai uma tabelinha com a escala de cinco em cinco graus, para você não ficar tão confuso quando desembarcar por lá:

°C -15 -10 -5 0 5 10 15 20 25 30
°F 5 14 23 32 41 50 59 68 77 86

 

 

Uma curiosidade: a Windy City

 

Você já deve ter ouvido falar que Chicago é conhecida como a “Cidade dos Ventos” (Windy City). Realmente: o vento lá é sempre forte, ainda mais no inverno – quando a cidade é castigada por rajadas polares.

 

Só que, para os historiadores, o apelido tem outra origem.  Ele pode ter nascido por volta de 1870, quando o editor do jornal New York Sun (publicado até 1950), Charles A. Dana, afirmou em um texto que Chicago era repleta de políticos que faziam “bafo” – ou seja, jogavam palavras quentes ao ar.

 

Há quem diga, ainda, que Chicago e Nova York competiam para sediar uma grande exposição, e que Dana, no texto, deu a entender que “Chicago, a cidade dos ventos”, não tinha credibilidade para receber a tal feira.

 

Dicas do Vou pra Chicago

DicasO tempo muda muito rápido. Rápido mesmo. Então a primeira dica é: esteja SEMPRE preparado, com casaco a tira-colo.

 

DicasO tempo muda tão rápido que acaba sendo uma piada entre os próprios cidadãos da cidade. Eles dizem “if you don’t like Chicago’s weather, wait just one minute” 😛 Quer dizer: Se você não gosta do clima em Chicago, aguarde apenas um minuto.

 

temperatura em Chicago
Na nossa última visita a cidade, pegamos neve em pleno Abril – não é comum, mas acontece 😛

 

DicasQuanto mais perto do lago, mais frio e ventoso. Então quando você for explorar o lado East da cidade, mais do que nunca, precisará de um casaquinho.

 

_____

Independente do clima ou das histórias que cercam seu nickname, Chicago é sempre um lugar muito interessante. É só escolher a época do ano que mais lhe agrada e aproveitar o que a cidade tem de melhor a oferecer em cada estação!

 

Sobre o site

Vou pra Chicago

Políticas Editoriais

Editoriais

Publicidade

Anuncie aqui

Vou pra Chicago

voupra@chicago.com.br

© Vou pra Chicago 2016. Todos os direitos reservados.