• Inicial >
  • Um guia simples de planejamento para a sua viagem
  • | Voltar

Um guia simples de planejamento para a sua viagem

Viajar é demais! E escolher o destino até que é bem fácil. Mas depois da escolha, até que chega o dia da viagem, a missão é planejar! Não é novidade que uma boa viagem exige planejamento, mas COMO é que se planeja?

São muitas coisas para pensar, e planejar dá um trabalhinho sim, mas depois você curte muito mais. Então por onde começar? A gente te mostra um guia bem simples e básico, dividido em QUANDO, QUANTO, AONDE e O QUE.

É claro que a primeira etapa de qualquer viagem é definir o destino. Mas isso é apenas o começo!

Depois dessa decisão é que vem o trabalho árduo. 😛 Mas para isso que nós te damos todas as dicas. 😉

Guia de planejamento para a sua viagem

QUANDO ir?

Destino escolhido! Ótimo! Mas quando ir? No inverno ou no verão? Em qual mês do ano? Claro que a sua personalidade (e o seu período de férias) é que vai te ajudar nessa escolha. Indo para Chicago, por exemplo, se você curte neve, a pedida é entre dezembro e fevereiro. Mas se é aquele calorzinho que te faz bem, a escolha perfeita é entre março e agosto, curtindo uma primavera ou um verão que deixam a cidade ainda mais incrível. Este post conta mais sobre as diferentes épocas do ano em Chicago .

Pensa bem: o que você quer fazer nessa viagem? Se a ideia for mais cultural, visitando museus, talvez o período seja até meio indiferente pra você. Se o foco for fazer compras, como roupas, por exemplo, as estações extremas (inverno e verão) definirão o que as lojas terão de opções para você comprar.

Se você curte assistir e conhecer esportes tradicionais do país, se ligue que os campeonatos de cada categoria acontecem em diferentes períodos do ano. O Baseball, por exemplo, rola de abril a novembro nos EUA.

 

Depois de definir bem certinho quando você vai, é hora de estimar…

QUANTO você vai investir para essa viagem -$-?

Tudo começa com as passagens. E ok, as passagens de avião são um dos principais custos na viagem, mas não se esqueça dos translados ou locomoções de ônibus até o aeroporto, assim como os seus deslocamentos urbanos durante a viagem (metrô, ônibus, etc.). Monitorar preços de passagens é básico para economizar. O Melhores Destinos dá ótimas dicas sobre a hora ideal para comprar passagens neste post aqui. Também vale conversar com conhecidos que foram e procurar saber quanto eles pagaram pelas passagens, para ter um parâmetro do que é barato ou caro.

Outra grande parte do valor da viagem está na hospedagem. Vai ficar em Hotel? Hostel? AirBnB? Em qualquer uma das opções, comece a pesquisar assim que definir o destino, mesmo antes de comprar as passagens. Em muitos sites e aplicativos você pode até cancelar a reserva gratuitamente, então às vezes vale garantir um bom lugar e ficar monitorando outras boas opções que possam aparecer. Também se liga que, em viagens internacionais, os preços costumam ser uma estimativa do valor final em reais, mas a cobrança na verdade será na moeda local do destino e, normalmente, o valor é acertado no check-in ou check-out, ou seja, a variação da moeda irá alterar o valor final. Considere então que você poderá gastar um pouco mais. Se gastar menos, fica lindo!

Gastos com alimentação também vale colocar no papel. E também vão depender do teu objetivo na viagem: quer conhecer a gastronomia local ou apenas matar a fome? O segundo é mais barato. Mas anota aí: além do café da manhã, almoço e janta, quem sabe, uns dois lanches durante o dia. Existem diversos sites que dão uma boa ideia sobre o custo de refeições para os principais destinos do nosso mundão.

Por fim, passeios e atrações que você fará na viagem também definirão o investimento total, e falando sobre isso, vamos para o próximo ponto deste guia:

AONDE ir?

Definir roteiro é uma das partes mais divertidas do planejamento! Anote tudo o que você quer visitar no seu destino. Parece que vai faltar tempo? Possivelmente vai mesmo. Normal. Pensa que daí você terá um ótimo motivo para voltar e, mais, já sabendo diversos macetes sobre o lugar.

Mas aonde ir? Primeiro: depende do período do ano que você vai e o que você curte. As maiores cidades do mundo têm calendários bem organizados com todas as atividades que rolam durante o ano. Dedique um bom tempo nisso!

Outra dica é colocar uma estrelinha naquele lugar que não pode faltar. Quer ser mais organizadinho? Classifique os lugares com prioridades, tipo 1, 2 e 3, assim, se você sentir durante a viagem que não vai rolar fazer tudo, fica fácil decidir quais passeios ficarão para uma próxima.

Ah, e não se esqueça de considerar o tempo para descansar. Se a programação inclui muitas caminhadas, ou você se prepara fisicamente para a viagem, ou reduz o número de programas por dia.

E O QUE levar?

Chegou a hora de fazer a mala! É claro que você vai fazer um check-list pra não ter risco de esquecer coisas importantes, mas o principal é levar muita energia e vontade de conhecer coisas novas 🙂

Para organizar bem a sua mala, dá um conferes neste post do nosso Blog com 15 dicas de como arrumar a mala para viagem.

 

_____

E aí, pronto para partir para o planejamento?
Lembre-se que só com ele você vai longe e, quem sabe, vai até Chicago. 😉

Sobre o site

Vou pra Chicago

Políticas Editoriais

Editoriais

Publicidade

Anuncie aqui

Vou pra Chicago

voupra@chicago.com.br

© Vou pra Chicago 2016. Todos os direitos reservados.