• Inicial >
  • Como foi ver o Chicago Cubs vencer a World Series em 2016
  • | Voltar

Como foi ver o Chicago Cubs vencer a World Series em 2016

Tem experiências que a gente leva pra vida toda. E tem experiências que a gente aguarda uma vida inteira pra ter! 🙂

Essa foi a sensação dos fãs do Chicago Cubs, o principal time de baseball de Chicago que, pela primeira vez em 108 anos, foi campeão da World Series em 2016, o mais importante título do esporte no mundo. Eles vinham esperando a vida inteira por isso! 😀

 

Quem é o Chicago Cubs

chicago-cubs_logoO Chicago Cubs é um dos maiores e mais antigos times de Baseball dos Estados Unidos. Desde 1876, é uma das equipes originais da National League e reúne uma massa de fãs fiéis que mesmo em tempos de crise apoiam os atletas e se enchem de esperança em cada temporada.

Os times de baseball da National League, ao conquistar o título, jogam pela “Série Mundial”. O Chicago Cubs havia ganhado duas World Series, em 1907 e 1908, mas foi aí que iniciou a maior seca de títulos de uma equipe esportiva norte-americana na história!!

Já faziam 108 anos que o Cubs não levava o título mundial pra casa e, ainda assim, continuavam fazendo sucesso entre os fãs, o que fez com que recebessem o apelido de Loveable Losers (adoráveis perdedores).

Finalmente em 2016, após vencer a National League – o que não ocorria desde 1945 – o Chicago Cubs encarou o Indians, time de Cleveland, na busca pela World Series. Foram sete jogos emocionantes e de muita raça!

 

Wrigley Field, home do Chicago Cubs

A home do Chicago Cubs é o Wrigley Field, uma das arenas de baseball mais conhecidas da América. É um estádio super tradicional, que apesar da modernização que passou nos últimos anos, mantém características lendárias, como o painel de placar que é trocado manualmente.

 

Chicago Cubs
O lendário Wrigley Field ficou lotado no lado de dentro e fora, durante os jogos da World Series 2016

 

Quem frequenta o estádio também dá um jeito de manter as tradições, como comer amendoins, hot dogs e cantar animadamente o “hino” nos intervalos dos jogos – veja na lista das curiosidades, abaixo.

 

World Series em 2016

Pois foi em 2016 que o “next year” chegou mais cedo. 😛
Desde 1908 os fãs dos Cubs enchiam o peito de esperança e costumavam a dizer que “o próximo ano” o time seria o campeão da World Series.

A questão é que vencer a National League não era o suficiente. Para levar a World Series era preciso vencer quatro jogos, de sete, contra o Indians. Sim! Muita água poderia rolar. E rolou! O campeonato foi levado até o jogo sete, no qual o campeão levaria a taça.

 

Chicago Cubs
Os ingressos para os jogos da World Series dispararam! Ainda assim, foram esgotados em todos os 7 confrontos

 

Com a chegada do Cubs na World Series a cidade se preparou para um espetáculo. Lojas, bares e até espaços públicos fizeram de tudo para deixar toda a cidade com ar de baseball!

 

Chicago Cubs
Os leões em frente ao Art Institute of Chicago se vestiram de Cubs e chamaram atenção de quem passava

 

E os preços dos ingressos para os jogos dispararam. Os mais baratos eram vendidos em torno de 800 dólares. Os mais caros chegaram a ser comercializados por cerca de 10 mil dólares, ou seja, foi coisa de fã com muita grana ver! 😉

Os dois primeiros jogos ocorreram em Cleveland, os próximos três jogos em Chicago e a série terminou com outros dois jogos em Cleveland. A série começou parelha: O Cleveland Indians levou o primeiro jogo e o Chicago Cubs levou o segundo, mas foi aí que o Indians tirou uma vantagem que parecia fatal para o Cubs, venceram dois jogos e o placar ficou em 3 x 1. Faltava apenas uma vitória para o Cleveland comemorar o título mundial. Será que ainda não seria esse o “next year“?

Com a pressão, o compromisso do Cubs era ganhar – todos os jogos eram “do or die“. E foi assim que o Cubs levou a World Series até o Game 7 e até o Inning 10!

O jogo 7 começou fácil para o Chicago Cubs. A equipe chegou a fazer 6 a 3 no inning 6. Mas o Indians buscou a diferença e empatou o jogo na entrada 8 – faltando apenas uma para a final!! Foi então que o jogo terminou no 9º inning com o placar empatado em 6 x 6. E foi na primeira entrada extra que o Cubs fez dois pontos e deixou 108 anos de história pra trás e conquistou a World Series!

 

 

O estádio foi a loucura. A cidade parou. O Wrigley Field virou a casa de todos!

No dia seguinte a cidade amanheceu azul, vermelha e branca, literalmente. Quem não tinha camiseta ou boné correu para as lojas para comprar. E foi aí que um fenômeno bem americano aconteceu… os estoques já estavam esgotados! E ainda assim havia fila de fãs no aguardo de novas cargas de camisetas e bonés. Nós também corremos pra achar e achamos na Macys algumas peças. Uffa! 🙂

 

Chicago Cubs
O dia seguinte a conquista do título foi assim: muitos fãs fazendo fila fora das lojas para conseguir bonés e camisetas

 

A recepção em Chicago – a maior concentração de pessoas nos States ever!!

Chicago Cubs
As ruas de Chicago foram tomadas para receber os jogares do Chicago Cubs / Foto: Neal O’Bryan

 

Dois dias após a conquista do título foi a vez da cidade receber os jogadores. As escolas cancelaram as aulas, o trânsito teve de ser remanejado. TUDO PAROU!

E não foi por nada não. Tudo parou para dar passagem a 5 milhões de pessoas que foram para as ruas comemorar e receber o time do Cubs. Foi a maior concentração de pessoas da história dos Estados Unidos. E a sétima do mundo!!

 

Sente a visão que os jogadores tiveram do público!

 

 

 

Curiosidades sobre o Chicago Cubs

Há 108 anos sem vencer, algumas lendas, histórias ou, simplesmente, tradições se surgiram em torno do Cubs. Veja algumas delas:

Next year

O torcedor do Cubs nunca o deixou na mão, mas já estava acostumado a levar as derrotas com bom humor. A frase mais comum era dizer que o título ficava para o ano que vem!

 

Chicago Cubs
2016 foi O ano! Finally 😉

 

A maldição de Billy Goat

Em 1945 um fato marcou a história do Cubs e mexeu com a imaginação dos fãs mais apaixonados. Naquele ano, ao vencer a National League o Chicago Cubs foi para a World Series e em um dos jogos em casa uma “maldição” foi jogada.

Billy Goat, o dono de uma famosa taverna da cidade, comprou dois ingressos para assistir ao jogo do seu time. Um para ele e um para a sua cabra. Acontece que o dono do Wrigley Field pediu para que ele retirasse o animal do estádio, já que ele não cheirava bem!

Foi o suficiente para Billy esbravejar e sair do estádio profetizando que “nunca mais o Cubs ganharia título nenhum”!

 

Chicago Cubs
Ao ingressarem para a World Series, a maldição de Billy Goat virou piada 😀

 

Muitos se apegaram a esse fato! Outros não e ainda fizeram piadas com a cabra de Billy. Em 2016, camisetas, bonés e faixas expressavam que a maldição seria quebrada.

W flag

Chicago Cubs
A W flag estava everywhere! Aqui na Union Station, chamava atenção entre os belos pilares

 

Uma das tradições do time é estender uma bandeira branca com um W azul do lado de fora do Wrigley Field quando o Cubs vence. Toda a campanha da busca pela World Series foi em cima da W Flag… casas, bares, restaurantes e prédios, todos exibiam orgulhosos a bandeira em suas janelas após cada vitória do time.

Take me out to the ball game

Há décadas os jogos do Chicago Cubs em casa seguem um ritual que envolve todo o público! No intervalo do inning 7 a tradicional música Take me out to the ball game é entoada com orgulho e muita animação pelos fãs. É um coro lindo de se ver e uma tradição super bacana. 🙂

Quando há algum famoso na plateia ele faz questão de puxar o coro. Nos jogos da World Series de 2016, alguns nomes que puxaram a tradição foram: Bill Muray e Eddie Vedder – veja abaixo quais famosos são Chicago Cubs de coração.

 

A música foi escrita em 1908 e desde então virou um hino – nada oficial – dos jogos de baseball.

Go Cubs Go

Em 2016 teve outra música que se sobressaiu. A cada jogo vitorioso, a torcida cantava com todo pulmão Go Cubs Go – inclusive, essa foi a hashtag que liderou a campanha do Cubs em 2016 #GoCubsGo. A música foi composta por Steve Goodman em 1984 e foi muito ouvida naquela temporada. O cantor morreu naquele mesmo ano, quatro dias antes do Cubs ganhar a National League que os levou a divisão central novamente – foi o único título do Cubs em 39 anos.

Ai você já viu! Desde então a música é tocada no Wrigley Field a cada vitória! E a plateia acompanha a todo fôlego. Lindo de ver. 🙂

Olha então a loucura que foi quando a música foi tocada na recepção dos jogadores, dois dias depois de conquistarem a World Series:

 

 

Torcedores famosos

Tem muito artista que acompanha os resultados do Cubs de perto. Até essa última temporada você pode imaginar que eles são fãs mesmo… porque continuar acompanhando um time com tanto tempo sem vitória não é nada fácil não!

 

Chicago Cubs

 

Bill Muray, Eddie Vedder, John Cusack and Vince Vaughn são alguns deles. O bacana é que eles acabam sendo parte do show!

Eddie Vedder além de acompanhar o jogo deu voz ao Take me out to the game em casa. E Bill Muray se destacou pelo bom humor e espontaneidade na celebração da vitória da World Series.

 

_____

A emoção de ter acompanhado esse momento histórico em Chicago não é fácil de descrever.

Mas diz aí se uma paixão como essa não é mais um motivo pra você conhecer Chicago? Aproveita e lê nosso post:

7 motivos para fazer uma viagem para Chicago

Então fica aqui o nosso relato e o nosso convite para mergulhar na cultura dessa cidade linda que tem muito a oferecer, não apenas em cenários, mas em costumes cheios de alegria!

E você, acompanhou a World Series de 2016? Divida sua experiência conosco. Comente! 😉

Sobre o site

Vou pra Chicago

Políticas Editoriais

Editoriais

Publicidade

Anuncie aqui

Vou pra Chicago

voupra@chicago.com.br

© Vou pra Chicago 2016. Todos os direitos reservados.